2 de abril de 2009

Algarve - Testemunhos do Passado

Testemunhos do Passado

Recuar ao princípio dos tempos

Desde tempos remotos, o Algarve tem sido lugar de fixação de vários povos, o que, em termos de património edificado, resulta em exemplares distintos e representativos, de visita obrigatória para quem pretenda conhecer melhor a herança cultural da região.
Da pré-história à época pombalina, passando obrigatoriamente pelas épocas romana, árabe e medieval, vários são os testemunhos que chegaram aos nossos dias.
Espalhadas um pouco por toda a região, os menires e monumentos megalíticos comprovam a presença dos primeiros homens da História. Mais tarde, também os romanos descobriram os prazeres de viver nestas paragens e por cá deixaram testemunhos da sua presença e cultura. As Ruínas de Milreu, em Estói, a Villa Romana do Cerro da Vila, em Vilamoura, ou o povoado de Alcalar, são exemplos desse legado, todos eles equipados com centros interpretativos onde é possível conhecer melhor o quotidiano destes habitantes de outros tempos.
Da ocupação islâmica permanece uma grande herança, presente nos diversos aspectos da cultura algarvia, em que se incluem castelos e fortalezas e algumas igrejas que foram adaptadas de antigas mesquitas, para além de fortes influências na arquitectura popular.
Por seu lado, Vila Real de Santo António constitui o melhor exemplo algarvio do forte legado que o Marquês de Pombal deixou no Urbanismo português.
Enfim, em toda a arquitectura desta região soalheira, existem referências que testemunham uma multiplicidade que permite ao visitante apreciar qualidades distintas do Sol e do mar.

Sem comentários: